domingo, março 30, 2008

Novos congressos, novas formas de ver a psicologia


Quando começamos os estudos e vamos a um Congresso a nossa capacidade de percepção e entendimento é uma. Fascinamo-nos com tudo o que ouvimos e vemos, queremos aprender mais e mais. Achamos que algum dia poderemos ser como aqueles professores, doutores, mestres, profissionais que estavam ante nós, falando dos mais diversos e variados temas.

Quando acabamos os estudos, acreditamos que ainda não somos capazes de ser um daqueles que vimos. Continuámos indo a um e outro congresso, apenas ouvindo o que nos dizem. Até que alguém nos chama a atenção para começarmos a ter coragem de ser livre das amarras e avançarmos com força com as nossas capacidades.

Pelo menos esta foi a minha história. Desde que o Professor Juan Mosquera deu-me este conselho que avancei e, congresso após congresso fui apresentando pequenos trabalhos. Primeiro no II Debate Nacional sobre o Futuro da Europa, aonde apresentei um curto trabalho como psicólogo preocupado com a integração dos imigrantes. Depois no II Congresso Familia, Saúde e Doença, aonde o tema estava focado para um público menos político e mais a nível da intervenção psicológica. E, por fim, no congresso de logoterapia em Roma, aonde me senti plenamente em casa, e aonde apresentei o mesmo tema, arrojando mais um pouco: comecei a apresentar a minha ideia de integração entre duas escolas de psicoterapia: a Logoterapia e o modelo Sistémico.

Há algumas horas acabou o Congresso da Federação Internacional de Terapia Familiar e, sem sombra para dúvidas, sinto-me feliz por poder ter sido o primeiro a falar de Logoterapia em seu seio.
Mas, para além de ter sido capaz de apresentar as minhas ideias, articulando autores como Maturana, Heidegger, Sartre, Frankl e Ludewig, senti que de facto, cada momento de nossas vidas, sentimos e somos de uma forma distinta dos nossos momentos anteriores: não somos mais quem eramos anteriormente, as nossas necessidades e as nossas capacidades vão-se articulando e alterando, adaptando-se às nossas vidas e às suas novas circunstâncias.
Se ontem me sentia incapaz de compreender os ponentes e maravihava-me com suas capacidades oratórias, hoje sinto-me em júbilo por ter sido capaz de fazer uma leitura das ótimas prestações dos oradores, sendo capaz de utilizá-las na minha própria prática profissional.

Há meia dúzia de anos, não entendia e gostava. Hoje entendo, exponho e adoro!
Nada como ir a um bom congresso de Psicologia, quando somos apaixonados por ela...

Etiquetas: , , , , ,

sexta-feira, março 21, 2008

Feliz Naw-Rúz

Hoje, bahá’ís de todo o mundo celebram o início do seu ano novo, o Naw-Rúz. No Hemisfério Sul os dias se encurtam e no Hemisfério Norte os dias se alongam, até ao ponto do equilíbrio entre o dia e a noite, entre as horas de luz e as horas de escuridão.

Estes dias são os dias do Naw-Rúz e, por isso, com a mente pensando e o coração voltado aos vários amigos que vi e revi, que conheci e reencontrei nestes meses de regresso curto ao Brasil, pessoas por quem orei, desejo que se convertam tal velas acesas e incandescentes que possam, nesta república do Novo Continente ascender a luz do amor pela Unidade do Género Humano e da Unicidade de Deus nos corações sendo iluminados e adornados com as virtudes da justiça, bondade, generosidade e veracidade.

Pessoas como Ceres e Washington Araújo, como Tunico Moraes e Susan Eghrari e os seus filhos Naim, Nabil e Kian, Renê Couto, Iradj Roberto Eghrari, Melissa e Qodrat e Adriana e Soghrat, como Carolina e Carlos Moreira, Néia e Alexandre Wahbe, e como Neriangela e Pejman Samoori, seres humanos como muitos outros, com a diferença de que em cada ato de suas vidas é impelido por essa força única de servir e servir a cada novo amigo e a cada ser humano que vai cruzando os seus caminhos.

A cada um de vocês estou grato pela verdadeira amizade e dedicação!

A lista de pessoas que me marcou neste período de um ano é ilimitada, pessoas de todos os estilos e formatos, com quase todas as ideias e ideais imagináveis e espero poder guardar-vos em meu coração durante muitos mais anos.

E, como disse no passado, o meu desejo se estende a todos os membros de todas as religiões, celebrando a Páscoa, o Naw-Rúz, o Ano Novo ou qualquer outra atividade que sirva para unir mais os corações e as realidades uns dos outros em serviço e amor à Humanidade.

Etiquetas: , , , ,

segunda-feira, março 17, 2008

II Congresso de Logoterepia em Portugal!

Acabei de receber o plano de actividades da ASTA.
Vale a pena conferir, pelo menos esta aqui:


Dia 17 de Outubro de 2008

Congresso de “Logoterapia” – Análise Existencial
Aliada à procura e construção de Sentido
Com temáticas dos campos: educacional, social e da saúde



No
Pavilhão Multiusos de Vilar Formoso
(Portugal)

A jornada contará com a presença de pessoas únicas com quem tive a oportunidade de privar várias vezes:
  • da Argentina: Gerónimo Acevedo
  • de Espanha: Maria Angeles Noblejas
  • do México: Leticia Ascencio
  • da Nicarágua: Ricardo Peter
  • e, como não poderia deixar de ser, de Portugal: muita gente!
Um evento a não perder pelos interessados neste ramo da Psicologia que promete!
Mais informações, podem deixar contacto nos comentários.

Etiquetas: , , , , , ,

sábado, março 15, 2008

Contra o mapeamento dos mapeadores

Ontem era, supostamente, o dia da Blogagem Coletiva "contra mapeamento do cérebro em jovens infratores", mas, não sabendo o que aconteceu, não vi a sua repercussão pela Internet.

A ideia surgiu do CanalPsi Revista, um blog brasileiro e de qualidade cujo principal interesse parece ser a promoção de atividades diversas no campo da Psicologia. Na nota de repúdio promovida pelo mesmo espaço pode-se ler:

A notícia de que a PUC-RS e a UFRGS vão realizar estudos e mapeamentos de ressonância magnética no cérebro de 50 adolescentes infratores para analisar aspectos neurológicos que seriam causadores de suas práticas de infração nos remete às mais arcaicas e retrógradas práticas eugenistas do início do século XX.

Os investigadores defendem o seu estudo, dizendo que se trata de localizar as regiões cerebrais cuja atrofia tem reduzido a capacidade de conter/controlar os seus impulsos/instintos e, com base nos resultados, poder procurar alternativas de prevenção e de cura.

O campo de batalha começa aqui. A polémica se instaura. Acusam os investigadores, Jaderson Costa Dacosta e Renato Zamora Flores, de terem ideias semelhantes a de Cesare Lombroso, frenólogo, que pretendia descobrir o tamanho do crânio dos criminosos natos, aproveitando para acusar também um homem cuja ciência que conheceu era a do Século XIX. Já Ivan Izquierdo, defendendo a investigação, compara a crítica social ao “melhor estilo da Espanha da Inquisição, da Alemanha de Hitler e da Rússia de Stalin”, que criticava antes de se poder ver as utilidades do caso. E a discussão e os sarcasmos e ataques de ambos os lados não param por aí!

Segundo o CanalPsi, muitas são as personalidades e entidades que se insurgem contra a investigação, pelo que entendo, porque tais praticas investigadoras reduzem o ser humano a meras conexões neuro-biológicas, esquecendo de outras dimensões humanas assim como o contexto social e cultural.


De facto, uma visão apropriada da Psicologia necessita, diria Ludewig, de “um conceito global” de ser humano, no qual se “tenha em conta ao ser humano na sua dinâmica” total e completa. É necessário estarmos cientes de que o ser humano não se reduz a um ou outro aspecto da sua existência, mas à sua totalidade. Frankl dizia que:

Um radiologista vê também correctamente quando numa radiografia vê ao homem como se não se tratasse de uma pessoa, senão só de um esqueleto. Mas nenhum radiologista ponderaria afirmar que o homem se compõe só de ossos, mas sabe que em realidade existem também outros tecidos.

Por isso, acredito que os autores do estudo, cujos currículos e instituições falam por si, saberão evitar cair no erro de deixar de refletir, e saberão evitar a coisificação do ser humano. Os reducionismos biológico, psicológico ou sociológico são todos reduções do ser humano a um homúnculo. Qualquer visão que diga que o ser humano é resultado do cérebro, resultado da educação e das cognições ou resultado do meio, implicaria uma visão unilateral, unidimensional, resultando numa imagem deformada fazendo dele um homúnculo, um homem incompleto, em miniatura: uma redução do homem a algo ou a uma parte.



Mais ainda; acredito que a investigação em causa faz-se útil, e a luta contra ele, sob uma alçada de defesa pelos Direitos Humanos, faz-se incoerente. Pessoalmente, como defensor dos Direitos Humanos e como psicólogo, não vejo a relação entre uma coisa e outra. Imagino apenas se os esforços dessas pessoas estivessem canalizados para a situação atual na China, no Irã ou no Iraque... como a paz universal poderia nos chegar mais rapidamente! Imagino como seriam estes esforços se promovesse atividades de inserção social e promoção de equidade social no Brasil, luta enfática e sistemática contra os preconceitos, o incentivo da educação infantil e juvenil no país, a luta contra a violência doméstica, contra o trabalho escravo e tantas outras causas sociais dos direitos humanos que oprimem esta nobre nação. Se assim fosse, como poderia ser mais justa a sociedade brasileira!

A minha proposta, deixemos os radiologistas do cérebro fazerem o trabalho deles! E façamos nós o trabalho pelos Direitos Humanos.

Etiquetas: , , , , , , , ,

quarta-feira, março 12, 2008

I Dia Online de Liberdade de Expressão

62 bloggers presos em todo o mundo: são os números que os Repórteres Sem Fronteira tornaram público hoje, no I Dia Online de Liberdade de Expressão.

Países como Arábia Saudita, Bielorússia, Burma, China, Coreia do Norte, Cuba, Egito, Etiópia, Irã, Síria, Tunísia, Turquemenistã, Uzbequistã, Vietnam e Zimbábue são apenas 15 dos países nos quais os bloggers correm sérios riscos de serem presos e blogs, sites e fóruns de discussão fechados, num total que deve ultrapassar os 2.600 (só em 2007).

Com apoio inicial, mas cancelado de véspera, da UNESCO, a organização do dia afirma que tais atos de censura e legislações que monitorizam a internet
não é de todo surpreendente, uma vez que estes regimes regularmente caçam os media tradicionais”. Apesar da penetração da Internet ser pequena, ela é o suficiente para provocar "pequenos pesadelos".

Pensadores independentes são presos sistematicamente, em todo o mundo. Acredito que a lista seja muito mais extensa do que a apresentado. Mas pensadores e não só!
Lembro-me de um rapaz espanhol
preso há ano e meio porque algum anónimo deixou um comentário tido como ameaçador a um professor, do marroquino preso por fazer um perfil para o Príncipe e de tantos outros!

Os Relatórios da organização são preocupantes! E, infelizmente, ano após ano, as situações não se resolvem! Foi tornada pública o Manual para Bloggers e Ciber-Dissidentes, que ajuda a dar a volta aos sistemas perniciosos do mundo, com dicas para postagens anónimas para que não sejam descobertos.

No entanto, eu gostaria de poder, algum dia, observar os líderes entendendo que a capacidade de pensamento livre e independente é o que traz honra, prosperidade, independência e liberdade para todos, sendo estes, o primeiro passo para o progresso civilizacional...

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

quinta-feira, março 06, 2008

E quem segura as Américas?

Com tempo escasso para estar na internet, poder responder a emails dos meus mais amados e queridos entes e amigos, encontro-me assombrado com as relações que alguns países, neste subcontinente americano, estão desenvolvendo.
Vejamos:

Álvaro Uribe, presidente da Colômbia, dá ordem de invasão ao Equador (uns dizem que foram 2km e outros 8km) e de execução de Raúl Reyes, o número 2 da FARC e o negociador da libertação de Ingrid Betancourt. Hugo Chávez, vizinho por outra fronteira, avisa que se houver entrada de tropas colombianas no seu país, a guerra entre os países será iminente.
Claro que nos esquecemos que a Guiana acusa a Venezuela de entrar no seu espaço, explodindo estruturas!

Rafael Correa, presidente do Equador, começou a viajar, explicando ao Perú, Brasil, Venezuela, Panamá e República Dominicana, explicando que levou o caso à Organização dos Estados Americanos, pois a sua soberania foi invadida.
Não nego que se trata de um homem dotado de visão global: note-se as suas respostas a um jornal no Rio de Janeiro.

Assim, Uribe e Correa levam seus países a uma aparente rixa, na qual uns dizem que Uribe é o demónio e outros que é o herói e o mesmo das FARC, o mesmo de Reyes, o mesmo de Chavez.

Claro está que se Uribes, o presidente mais popular do continente americano, ataca um país vizinho não pode ser de confiança, mas também, claro está que a confiança se conquista num clima de sinceridade entre nações e, sobretudo, a confiança se fundamenta na segurança. Se eu não me sinto seguro com o meu irmão, com o meu pai, com o meu terapeuta, sentirei que poderei confiar nele? Claro que não! Defendendo esta mesma tese, Uribes promete levar Chavez a algum tribunal internacional por ter encontrado provas no Equador que o venezuelano apoia financeiramente as forças da FARC.

A se confirmar, o que se ganha? Querelas atrás de querelas. Se fosse há cem anos, poderíamos até imaginar o despoletar de uma guerra no Continente.
Mas o Brasil promete agir para amenizar os ânimos, evitando a piora da situação.

Estaremos começando a sentir as dores de parto de um novo modelo de Américas, ou apenas a caminhar para a iminente destruição das relações amigáveis entre estas nações? Talvez ainda seja cedo para isso. Temo que as dores de parto ainda estão longe e que as rixas vão se manter durante algum tempo, simplesmente, porque alguns líderes querem mantê-las, ao invés de se assumirem como servos de toda a Sul América...

Etiquetas: , , , , , , , ,